EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MINAÇU (GO): uma reflexão acerca da formação de professores, do cotidiano escolar e de pressupostos agroecológicos

Autores

  • Joyce de Almeida Borges Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga
  • Edson Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação do Campo,

Resumo

Este trabalho vislumbra refletir sobre a Educação do campo em Minaçu a partir da realidade das quatro Escolas Municipais Rurais presentes na região. O objetivo central desta reflexão é compreender como as escolas rurais de Minaçu tem buscado inserir em seu cotidiano escolar aos pressupostos da Educação do Campo. Para chegar a esta expectativa proposta, iniciamos esta reflexão em um Projeto de Pesquisa vinculado à Universidade Estadual de Goiás (UEG) e ao Curso de Geografia do Campus de Minaçu, em 2011, intitulado: “Educação do campo em Minaçu: perspectivas e enfrentamentos”, na qual visitamos quatro escolas presentes em assentamentos rurais. Em 2012, renovamos o projeto de pesquisa, com o objetivo de pesquisar mais uma escola rural, a Escola Municipal Salomão Coelho Bezerra e o projeto foi redenominado de “Povoado do Vicente-GO: território de educação do campo e de identidade camponesa”.

Biografia do Autor

  • Joyce de Almeida Borges, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga
    Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da UEG/Itapuranga
  • Edson Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Professor de Geografia

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