EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADANIA: DESAFIOS DA BOLSA-FORMAÇÃO DO PRONATEC
Palavras-chave:
Educação profissional. Cidadania. Bolsa-Formação. PronatecResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre educação e cidadania no contexto da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (BF/Pronatec), política de educação profissional criada pelo governo federal em 2011. O ponto de partida para o estudo é a contextualização da realidade social, econômica e política do Brasil dos anos 1970 e 1980, referenciados especialmente pela inserção do toyotismo/acumulação flexível e do neoliberalismo em países capitalistas e também por demandas de cidadania apresentadas no seio da sociedade brasileira. Busca-se compreender especificamente a resposta do Estado em relação a políticas públicas de educação profissional, particularmente em torno daquelas implantadas durante os governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) para enfim analisar o objeto deste trabalho, que é a BF/Pronatec. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e análise documental. Têm sido estudados temas como formação profissional, cidadania, trabalho e políticas públicas na área educacional.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Resumo Expandidos