POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – CÂMPUS GOIANÉSIA (2010-2015)

Autores

  • Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
  • Iria Brzezinski

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Avaliação Institucional. Universidade Estadual. Autoavaliação.

Resumo

A presente investigação de abordagem qualitativa, com análise documental, pesquisa participante e estudos comparativos dos anos 2010 e 2015, entre processos e procedimentos metodológicos da autoavaliação na UEG – Câmpus Goianésia. O tema pesquisado é políticas educacionais e processo de avaliação institucional na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem por objeto o processo avaliação institucional, com foco na autoavaliação da UEG – Câmpus Goianésia. O objetivo geral consiste em realizar estudos comparativos nos anos 2010 e 2015 do processo de autoavaliação que envolveu discentes e docentes do mencionado Câmpus, com vistas a contribuir com o aprimoramento da finalidade e dos objetivos da UEG: universidade pública, estadual, estatal, gratuita, multicampi e interiorizada. Os objetivos específicos são: a) descrever o contexto histórico e o processo de construção da universidade, da avaliação institucional e das políticas educacionais na Universidade Estadual de Goiás na década 2000; b) investigar como as políticas da educação superior brasileiras subsidiaram a implementação da avaliação institucional da UEG, face à instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004; c) analisar, mediante estudos comparativos, o processo de institucionalização e desenvolvimento da autoavaliação e da cultura da avaliação, concebida como pesquisa na UEG – Câmpus Goianésia a contribuir com o aprimoramento da finalidade e objetivos da universidade pública, estadual, multicampi e gratuita, nos anos 2010 e 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-24