UM ESTUDO DE CASO SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Educação Infantil. Lúdico. Desenvolvimento. Possibilidades.Resumo
Esta presente monografia surgiu a partir da observação empírica na realização do estágio supervisionado exigido pela faculdade. No decorrer do estágio surgiram dúvidas e grandes descobertas, desafios e possibilidades, percebendo a importância do lúdico na Educação Infantil tendo em vista que o brincar associado ao educar proporciona grande eficácia em relação a assimilação de conteúdos, sem dúvidas é um método que merece importância e pesquisas a seu respeito. Esperamos que a pesquisa possa contribuir na clareza metodológica e teórica da apropriação e empregabilidade do lúdico na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo analisar e compreender o trabalho desenvolvido pelo professor que utiliza o lúdico, assim como, compreender o significado da palavra Lúdico e suas concepções; identificar como é o trabalho pedagogicamente utilizando o lúdico na Educação Infantil; reconhecer a importância do lúdico para a Educação Infantil; apontar as eficazes possibilidades de utilizar o lúdico na Educação Infantil; evidenciar dificuldades do lúdico na Educação Infantil; analisar como a utilização do lúdico pode contribuir na formação social, cognitiva e afetiva da criança e propor formas eficazes de se trabalhar o lúdico na Educação Infantil. A base teórica da pesquisa será fundamentada a partir de autores como, KISHIMOTO (2010), DE ALMEIDA, SHIGUNOV (2008), FERREIRA (1986), e documentos como RCNEI (1998), assim como ECA (1990), DCNEI (2010), entre outros. A pesquisa é um Estudo de Caso e possui abordagem qualitativa, o mesmo terá como procedimentos a observação, diário de campo, entrevista semiestruturada e análise documental. A pesquisa também busca mostrar como é importante a mediação pedagógica em relação ao lúdico quando aplicada de forma adequada com as crianças envolvidas. Até o presente momento da realização da monografia é possível afirmar o inegável envolvimento das crianças com as atividades lúdicas, que possibilitou a abertura de novas possibilidades para a pesquisa, que proporciona ir a fundo no universo infantil.Downloads
Publicado
2016-11-24
Edição
Seção
Resumo Expandidos