TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Victor Hugo de Paiva Arantes
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Criatividade. Educação Física Escolar.

Resumo

Este trabalho discute os princípios da prática pedagógica transdisciplinar para a educação do século XXI, para que assim a escola possa avançar em proposições concretas da realidade, contribuindo na formação humana da sociedade. Além disso, constrói um diálogo com a especificidade da Educação Física Escolar. Tem como objetivo principal analisar as contribuições dos princípios da transdisciplinaridade para a escola, educação, e, especificamente, para a prática pedagógica em Educação Física, buscando alcançar também caminhos como identificar e refletir sobre as possíveis práticas pedagógicas transdisciplinares, no trabalho dos professores de Educação Física do Colégio Aplicação – UFG; refletir sobre a importância da criatividade no processo ensino-aprendizagem; e fornecer elementos para uma reflexão crítica a respeito da escola enquanto instituição humanizadora. A pesquisa é de cunho documental (Projeto Político Pedagógico, Planejamentos das aulas e outros) e de campo. Sendo que nesta última estão sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada para os professores, grupo focal com os alunos, e a observação estruturada do ambiente escolar. Para tanto, está pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com os professores do Colégio Aplicação (CEPAE/UFG), sendo esta uma pesquisa que possuem três fases, a exploratória, a de coleta de dados e a interpretação ou análise dos dados. As expectativas se referem às possíveis reflexões sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física do ensino básico do Colégio Aplicação (CEPAE/UFG), em diálogo com os princípios da transdisciplinaridade, inovação e criatividade. A partir dessa análise, elencar as práticas/experiências pedagógicas que são condizentes com tais perspectivas, questionando e contextualizando-as suas especificidades no ambiente escolar pesquisado.

Downloads

Publicado

2016-11-24