UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE EM LICENCIATURA PLENA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Autores

  • Mary Soares de Almeida Reis
  • Barbra do Rosário Sabota e Silva

Palavras-chave:

Formação Docente. Ensino de Língua Inglesa. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma dissertação em andamento e tem como objetivo analisar em que medida o Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás do Câmpus São Miguel do Araguaia, mais especificamente na matriz de 2015, oferece a formação para o uso dessas tecnologias com base nas análises de ementas das disciplinas do 1º ano (1º e 2º períodos) bem como do Projeto Político Pedagógico do Curso. Analisa também como as TDIC tem atuado e podem atuar na formação do professor e em seu preparo para a docência, o que é esperado deste professor e que habilidades tem sido privilegiadas nesta formação. Para tal, está sendo feita a análise de amparos teóricos como ALMEIDA FILHO (1998; 2007) KENSKI (2003; 2012), LEFFA (2000); PAIVA (2004; 2005; 2015); SABOTA (2011;2015) E VIEIRA-ABRAHÃO (2004;2006) e amparos legais tais como a LDB; o CNE (pareceres de resoluções, normas estaduais) e o PPC do Curso de Letras da UEG. Ao se considerar essa situação por sua relevância, observamos a necessidade de uma postura reflexiva da própria Universidade quanto ao seu papel e responsabilidade enquanto formadora desses profissionais e sua futura adequação ao mercado profissional.

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Publicado

2016-11-24