PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITARATURA

Autores

  • Larissa Luiza Monteiro da Silva
  • Ana Luísa de Souza Melo
  • Ana Maria de Castro
  • Maria Aparecida de Souza Melo

Palavras-chave:

Revisão. Revisão Sistemática da Literatura. Metodologia. Meta-análise.

Resumo

A revisão sistemática da literatura é um método moderno utilizado para a avaliação de um conjunto de informações que abrange grande parte da literatura de forma não tendenciosa. É mais utilizada nas áreas da Medicina e da Biologia, já que possibilita obter dados cientificamente comprovados das intervenções realizadas (ATALLAH; CASTRO, 1997).

Pode ser aplicada às outras áreas das ciências e constitui-se em instrumento metodológico para se conhecer a realidade de estudos apresentados em teses, livros e outros veículos de divulgação cientificamente validados. Adota a revisão de estudos por meio de abordagem sistemática que utiliza métodos claramente definidos como forma de minimizar erros nas conclusões (COUTINHO, 2002).

Conhecida tradicionalmente como revisão narrativa, a revisão sistemática possui caráter descritivo-discursivo e caracteriza-se pela ampla apresentação e discussão de temas de interesse científico. Elaborada, geralmente, por profissionais de saber e experiência reconhecidos, é elemento importante na literatura científica, pois permite ao leitor adquirir e atualizar conhecimentos sobre uma temática específica de maneira concreta em um intervalo de tempo curto relativamente, mesmo que hajam algumas limitações nesse tipo de estudo (ATALLAH; CASTRO, 1997).

Partindo de uma pergunta problema, a revisão sistemática da literatura é um estudo que adota métodos explícitos e sistemáticos para identificar, coletar, selecionar, avaliar, analisar e sintetizar sistematicamente estudos científicos, com vistas a evitar vieses ou tendenciosidades, com foco em responder a uma pergunta específica (CLARKE; OXMAN, 2000; PEREIRA; GALVÃO, 2014a; PEREIRA; GALVÃO, 2014b).

Downloads

Publicado

2016-09-21