A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOBRE A ÉGIDE DA AGENDA NEOLIBERAL
Palavras-chave:
Formação Docente.Neoliberalismo. Educação Superior. Currículo.Resumo
O estudo bibliográfico tem como finalidade analisar as propostas alusivas à formação de professores da educação superior brasileira, por meio de programas de pós-graduação stricto sensu e as políticas públicas educacionais implantadas nesse setor, no contexto da Política Neoliberal, a partir da década de 1990 à luz das análises alusivas às proposições constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 enriquecida pelas contribuições teóricas de diversos autores, dentre esses: ANDERSON (1995); BATISTA, (1994); CALCON (2005); CHAUÍ (2001); CUNHA (2007); GENTILI (1998) e VEIGA (2006, 2009) que assinalam aspectos alusivos à indefinições acerca desse processo formativo, a pesquisa e a docência como eixos que conduzem ao saber e ao fazer docente , bem como as condicionantes que incidem na edificação desse processo formativo nesses cursos e que influenciam, marcadamente, a atuação didático-pedagógica desses profissionais no interior das instituições de educação superiro (IES). O texto está organizado em dois momentos. No primeiro momento são abordadas as análises alusivas à Agenda Neoliberal e sua inferência no processo de formação do professor da educação superior e, no segundo momento apresenta as apreciações referentes à atuação dos professores da educação superior, tendo como referências os ditames desse modelo econômico aliado às novas demandas sociais e tecnológicas atuais que inferem, marcadamente, na organização e na edificação do’ saber e fazer ‘ docente.Downloads
Publicado
2016-11-07
Edição
Seção
Artigos Completos