TRANSFORMANDO DOR EM ARTE: A CONSTRUÇÃO DO LEITOR INTERCULTURAL
Palavras-chave:
Interculturalidade, Multiletramento. Poéticas urbanas.Resumo
Este artigo tem como propósito ampliar as reflexões sobre as poéticas urbanas, precursora de novas práticas culturais, sociais e discursivas na contemporaneidade. Esse estudo se justifica pela abundância de gêneros textuais nas paisagens lingüísticas da cidade, pela carência de uma visão intercultural e pela necessidade de expandir o nível de multiletramento dos alunos para a compreensão textual destas criações. As artes urbanas foram escolhidas, como escopo do trabalho, por proporcionarem leitura decodificadora, rápida, quase sempre diminuta em palavras, porém rica em sentidos. A deficiência deste letramento acarreta na incapacidade do indivíduo em selecionar imagens as quais deseja que façam parte de seu repertório imagético e tampouco permite um olhar crítico pela velocidade com que o atinge devido à fugacidade dessas obras. Partindo desta perspectiva, possibilidades de utilização em sala de aula como recurso didático (artefatos com objetivo de ensino-aprendizagem) e tema transversal (segundo os PCN's, conteúdos que perpassam as disciplinas dos currículos escolares), nas várias áreas do conhecimento, por meio de diferentes gêneros, campos e produções variadas partindo de uma concepção intercultural. Considerar o aluno agente formador do processo artístico e cultural, bem como do processo de ensino e aprendizagem é fundamental para entender que as representações visuais e o diálogo com cada indivíduo, assim como considerar o professor agente mediador, é basilar para entender que as representações visuais e o diálogo com cada indivíduo é o que dá sentido à subjetividade do mundo contemporâneo.Downloads
Publicado
2016-11-24
Edição
Seção
Artigos Completos