EVOLUÇÃO DO USO DA ENERGIA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ludimilla Carvalho ADORNO Universidade Estadual de Goiás/UnU Goiás
  • Renata Dias DUTRA Universidade Estadual de Goiás/UnU Goiás
  • Dominga Correia Pedroso MORAES Universidade Estadual de Goiás/UnU Goiás

Resumo

O Estágio Supervisionado no curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária da Cidade de Goiás, procura oferecer aos acadêmicos estagiários o conhecimento da realidade profissional. A realização do estágio ocorre com observação semi-regência e regência e a elaboração e desenvolvimento de um projeto, denominado Projeto de Intervenção Pedagógico, ou Projeto de Ensino. Partindo de uma visão a qual o aluno perceba o espaço vivido, o projeto “EVOLUÇÃO DO USO DA ENERGIA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE: uma proposta de Educação Ambiental” para o 9º ano “D” do Ensino Fundamental, da escola Lyceu de Goyaz tem objetivo geral contribuir para o processo de construção da visão critica dos alunos a respeito da temática energia. A metodologia utilizada é com base nas teorias do professor mediador, Líbano (2011), para este, o papel do professor é “ajudar os alunos a pensar”, levando em conta a atividade psicológica do aluno e seu contexto sociocultural e institucional. Serão utilizados procedimentos de ensino na linha socioconstrutivista, seguindo as orientações de Cavalcanti (2002). Nesta linha, busca-se desenvolver a aprendizagem dos alunos, sabendo que o mais importante é a prática desta na vida e no exercício da cidadania. Entendemos que a Geografia no Ensino Fundamental e Médio não tem como objetivo formar geógrafos, mas contribuir para o entendimento dos processos de formação e transformação do espaço e para a construção da cidadania. É necessário estabelecer a relação do tema com a vida dos alunos, com meio em que vivem e trazer a temática para o cotidiano deles. Consideramos o assunto importante, por isso, com o intuito de aprimorar o conhecimento dos alunos e desenvolver o senso crítico deles, para que reflitam a respeito do assunto energia e ambiente, é que o projeto se justifica.

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Publicado

2014-01-31