UMA PROPOSTA INTERDICIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA, UTLIZANDO OTREBUCHETNO ESTUDO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Autores

  • Flávio Santana ALMEIDA FILHO
  • Marcelo Henrique BELONSI

Resumo

Durante séculos a Matemática e a Física têm passado por um processo evolutivo, tendo tido subsídios inimagináveis para construção do saber. Na antiguidade, Arquimedes contribuiu de forma notável para o desenvolvimento da Geometria e da Engenharia, o que possibilitou o surgimento da catapulta medieval. Este artigo se baseia no legado de Arquimedes, e como a réplica do mecanismo trebuchet pode ser levada para sala de aula com a finalidade de estudar de forma experimental, funções quadráticas e de forma similar sua aplicabilidade na física. Assim, o presente trabalho relata a aplicação de uma metodologia que consiste em revisar e aplicar o conteúdo de funções quadráticas, com enfoque baseado no estudo de fenômenos físicos no lançamento de projéteis, por meio da construção e utilização da réplica de um mecanismo de alavanca interfixa - O trebuchet. Em especial, este artigo possui fundamentação nas linhas construtivistas do conhecimento e visa estabelecer uma contextualização por meio de um material lúdico correlacionando a Física e a Matemática. Neste trabalho apresentaremos resultados que ressaltam a importância da construção do mecanismo de estudo na construção do conhecimento, bem como o estimulo que tal experiência trouxe aos alunos para que os mesmos se apropriassem dos conceitos matemáticos e físicos tratados. Estiveram presentes os estudos de alguns autores dentre eles Francisco Macassis.

Downloads

Publicado

2014-01-31