BRINCADEIRAS INFANTIS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ESPAÇO ESCOLAR (PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL)

Autores

  • Nayara Ferreira ARAGÃO
  • Euzebio Fernandes de CARVALHO

Resumo

Para definir a brincadeira infantil, recorro a Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural. O autor partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros e por meio de atividades caracteristicamente humanas. Ressalta ainda a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. O estudo acerca das brincadeiras infantis nos permitirá caracterizar os brinquedos das gerações observadas (crianças do ensino fundamental I, em nosso tempo presente) e compará-las com as de seus pais e avós. Assim, poderemos problematizar a transformação histórica sofrida por essas brincadeiras entre as três gerações. A partir disso, pretendemos sugerir a inserção dessas brincadeiras e suas transformações no interior do processo do ensino/aprendizagem dos conteúdos históricos durante a primeira fase do ensino fundamental. As fontes utilizadas por nós nessa pesquisa serão produzidas a partir do referencial teórico-metodológico da história oral. Executaremos entrevistas, estruturadas e não estruturadas, com os alunos e seus respectivos pais e avós a fim de utilizarmos a memória dos mesmos como fonte de pesquisa e reflexão. Além disso, fundamentaremos a parte da observação da pesquisa (as brincadeiras no ambiente escolar durante a primeira fase do ensino fundamental) na etnografia e no postulado da “descrição densa” (GEERTZ, 1989) desenvolvida por Clifford James Geertz, definida pelo esforço intelectual originado pelas técnicas e processos etnográficos. Sustenta também que além dessa descrição ser microscópica permitindo, portanto, a verificação de detalhes que por muitas vezes passam por despercebidos – mas que são deixam de ser importantes – o autor também interpreta o fluxo do discurso social para salvar e transformar tudo o que fora dito em registros pesquisáveis. Daí a importância da observação e da produção de registros sobre a realidade observada. A pesquisa será realizada em uma turma da primeira fase do ensino fundamental durante o primeiro semestre de 2014 na Escola Municipal Tancredo Ferreira Pinto, na cidade de Mozarlândia, Goiás. Por ora, os resultados são parciais. Relacionam-se ao âmbito da sistematização teórica-metodológica da pesquisa.

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Publicado

2014-01-31