UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO JOGO DE PESCARIA NA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
Resumo
Os jogos na educação, mais precisamente na educação matemática, contribuem com a motivação e participação dos aprendizes tornando as aulas mais dinâmicas e levando os mesmos a construção do conhecimento matemático, propomos neste trabalho a produção e o desenvolvimento de uma atividade lúdica, por meio de um jogo de cartas, de forma a levar os aprendizes a construir o conhecimento matemático referente à equação do primeiro grau, no sentido de compreender a formação e resolução das equações e, levando-os a correlacionar valores numéricos à incógnita da equação. No primeiro momento os alunos elaboraram e resolveram equações do primeiro grau e no segundo momento confeccionaram o jogo e finalizando a atividade realizando a ação de jogar, após esta etapa os alunos preencheram uma atividade de compreensão, atividade esta que possibilitou obter informações quanto à facilitação aprendizagem, por parte dos alunos da escola Municipal Holanda. Este trabalho esteve sustentado nas linhas de pensamento estudas por Piaget e Vygotsky, quando propõem que o conhecimento é construído em ambientes naturais de iteração, assim como nos trabalhos de alguns autores dentre eles Paulo Freire, Manoel O. Moura, Regina C Grando, além dos estudos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de Matemática.Downloads
Publicado
2014-02-03
Edição
Seção
New Section Title Here