ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COMO SOLUÇÃO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS

Autores

  • Rodrigo Bastos DAUDE
  • José Elias PINHEIRO NETO
  • Thays da Silva SANTANA

Resumo

O breve relato é uma pesquisa que tem por objetivo de investigar o potencial pedagógico dos espaços não formais no Cerrado do Município de Mossâmedes – GO. Na tentativa de evidenciar como a Serra Dourada poderá servir de “palco” para um ensino diferenciado e complementar a educação formal desenvolvidas nas escolas. Partindo da caracterização e diferenciação dos ensinos, formal, informal e não formal em Gonh (2006, 2010) na tentativa de buscar definições para educação em espaços não formais, se aproximando de sua definição Educador Social. Capaz de fazer com cada educando se torne agente transformador de sua realidade e o individuo possa aprender durante seu processo de socialização. Uma das hipóteses tem sido contribuir para melhoria do ensino formal e que por meio da Alfabetização Cientifica proporcionar ao individuo uma formação também voltada para o cunho social. Para tanto optamos por realizar um estudo de caso, com entrevistas semi-estruturadas aos professores de ciências e matemática do município de Mossamedes.

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Publicado

2014-02-03