GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Para atender as demandas educacionais do século XXI o professor de língua portuguesa deve ser capaz de associar o conteúdo curricular as necessidades sociais da comunidade onde a escola está localizada. Tendo em vista esse apontamento, o subprojeto do PIBID de letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem como objetivo preparar os bolsistas para a atividade docente, envolvendo-os em ações de observação, participação, planejamento e regência no ambiente escolar. Nesse trabalho, o estudo sobre gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008) se associa aos apontamentos dos PCN (1998) para demonstrar as contribuições do subprojeto PIBID de letras da UEG para a formação inicial do professor de língua portuguesa do ensino fundamental. Para tanto, desenvolvem-se discussões que incluem: (1) o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docên-cia e a formação inicial do professor da educação básica; (2) as contribuições dos gêneros textuais para o desenvolvimento das competências textual, gramatical e interacional do aluno; (3) PCN e ensino de língua portuguesa. A investigação busca compreender a importância do programa para formação inicial do professor de língua portuguesa.Downloads
Publicado
2014-02-03
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