A PRÁTICA REALIZADA NO PIBID/LETRAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Autores

  • Denis José SAMPAIO
  • Sueli Paiva dos Santos

Resumo

Este trabalho busca discutir como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui com a formação inicial do professor de Língua Portuguesa e apontar as contribuições desse programa para os avanços na qualidade de ensino na Educação Básica. A partir de discussões teóricas  sobre o processo de ensino de língua portuguesa por meio de gêneros textuais,desenvolvemos  reflexões acerca das atividades docentes que aprimoraram  a competência comunicativa dos bolsistas como mediadores em sala de aula. Embora o subprojeto ainda, esteja em andamento, os resultados alcançados apontam que os bolsistas, além de,familiarizam-se , gradativamente, com a estrutura e o funcionamento de uma escola da Educação Básica,são capazes de selecionar planejar e ministrar uma aula cujo produto seja um texto (gênero textual),conforme preconiza os PCNs. Além disso, nota-se que as ações do PIBID contribuem de forma significativa para com a formação continuada da professora-supervisora.

Downloads

Publicado

2014-02-03