EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DEBATE NO 7º ANO DO COLÉGIO ESTADUAL PRINCESA IZABEL DE TAQUARAL DE GOIÁS
Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a percepção dos discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática Educação Ambiental e a prática pedagógica dos docentes de História, Geografia e Ciências Naturais. Nesta pesquisa busca verificar se a Educação Ambiental desenvolvida na escola está em consonância com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa campo foi realizada no Colégio Estadual Princesa Izabel. A metodologia utilizada pautou na coleta de dados com aplicação de questionários aos discentes e docentes do 7º ano e depois foi realizado o tratamento dos dados coletados e expostos na forma de gráficos e quadros e depois também foi feita uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) sobre a temática Educação Ambiental. Alguns autores abordados na pesquisa, como Cavalcanti (2002) ressalta a importância de fazer com que os discentes sintam responsáveis pelos problemas ambientais, dessa forma, conscientizados. O Parâmetro Curricular Nacional (PCN) do tema transversal da Educação Ambiental (1998) trata do ato de incentivar o aluno a entender sua própria realidade ambiental de mobilizar para atuar nela, daí o intuito de trabalhar a Educação Ambiental. Outro autor como Oliveira (1998) ressalta a relevância de trabalhar com o espaço vivido do discente para depois avançar numa escala regional e por fim numa global e também envolvendo a participação dos pais, alunos, docentes e a comunidade na busca de soluções para os impactos ambientais. A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos docentes é diferenciada com aulas dinâmicas, no entanto, não levando em conta o espaço vivido do discente o que torna abstrato a aprendizagem do mesmo e também eles não estão conscientizados dos problemas, por isso não têm feito ações para mudar a realidade do ambiente. Assim, esta pesquisa tem o papel de reforçar a atuação do docente ao trabalhar a Educação Ambiental na sua disciplina de forma que os docentes se conscientizem da necessidade de preservar o meio ambiente.Downloads
Publicado
2014-02-04
Edição
Seção
New Section Title Here