Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Sobre a indicação da AUTORIA:
No arquivo a ser submetido pela primeira vez no sistema (upado/subido/upload/transferido), a fim de ser avaliado, não deve aparecer nenhuma marcação de autoria. A identificação do(s) autor(es) será feita apenas por meio do preenchimento dos metadados, quando a pessoa estiver cadastrando sua submissão (e não no arquivo a ser enviado!).
Caso no arquivo transferido para o sistema haja qualquer informação que possibilite a identficação da autoria, a proposta será rejeitada.
Para possibilitar a avaliação de duplo-cega pelos pares, deve-se seguir as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação duplo-cega pelos pares.
Somente APÓS comunicação recebida por parte do editor, caso o trabalho receba a avaliação "aprovado" ou "aprovado com alterações", é que o autor deve incluir no sistema um SEGUNDO arquivo, desta vez, contendo as informações de autoria, na forma indicada a seguir:
Na linha subsequente ao título, deve(m) constar o(s) nome(s) completo do(s) autor(es). Na linha seguinte, deve-se apontar o último grau de formação/titulação, seguido da vinculação institucional. Na linha segunte, deve-se indicar o endereço de e-mail. Na linha seguinte, o endereço do currículo lattes atualizado.
Sobre a FORMATAÇÃO, em todo o texto deve-se usar espaço 1,5; fonte tamanho 12. Tipo de fonte: calibri. Margens esquerda e superior, 2 cm; inferior e direita 2 cm.
Tamanho de página A4, incluindo notas, referências, figuras e tabelas, as quais devem ser incluidas, obrigatoriamente, no corpo do texto.
Quanto ao FORMATO, no ato da submissão, o autor da proposta a ser avaliada, deve apresentar:
um resumo simples (200 a 400 palavras).
Quanto à NATUREZA/TIPO do trabalho a ser submetido para avaliação, o/a os/as autor/a autores/as poderão escolher entre:
Artigo Acadêmico
ou
Relato de Experiência
Em caso de RESUMO SIMPLES, o corpo do resumo deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem ser suficiente para caracterizar o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados parciais ou finais alcançados.
Antes da aprovaçãoa estrutura do trabalho deve ser constituída de: título, corpo do resumo; palavras-chave.
Após a aprovação, a Estrutura do trabalho deve ser constituída de: título, autor, vinculação institucional, endereço de e-mail, endereço do currículo lattes, corpo do resumo; palavras-chave.
Depois do evento, quando o autor for enviar o TEXTO COMPLETO, a quantidade de página deve ser entre 8 e 20, incluso todas as partes - notas, referências, figuras e tabelas, as quais devem constar, obrigatoriamente, no corpo do texto.
Para saber a estrutura da proposta a ser submetida para avaliação, veja o item correspondente à natureza de sua proposta (artigo acadêmico ou relato de experiência).
Somente serão publicados os textos apresentados no evento
Se o texo completo a ser enviado for no formato ARTIGO ACADÊMICO, o trabalho deverá estar estruturado em:
Título: (e subtítulo, se for o caso): centralizado, em caixa alta, negritado.
Resumo: deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem ser suficiente para caracterizar o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados.
Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.
Introdução: deve conter a apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho e a metodologia.
Discussão e resultados: deve discutir e apresentar os resultados, parciais ou finais, do trabalho realizado, articulados à revisão bibliográfica e aos referenciais teóricos.
Considerações: finais ou parciais.
Referências: As referências deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.
(DEPOIS DA APROVAÇÃO)
Título: (e subtítulo, se for o caso): centralizado, em caixa alta, negritado.
Autoria: Na linha subsequente ao título, deve(m) constar o(s) nome(s) completo do(s) autor(es). Na linha seguinte, deve-se apontar o último grau de formação/titulação, seguido da vinculação institucional, endereço de e-mail e currículo lattes.
Resumo: deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem ser suficiente para caracterizar o tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, os referenciais teórico-metodológicos e os resultados.
Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.
Introdução: deve conter a apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho e a metodologia.
Discussão e resultados: deve discutir e apresentar os resultados, parciais ou finais, do trabalho realizado, articulados à revisão bibliográfica e aos referenciais teóricos.
Considerações: finais ou parciais.
Referências: As referências deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.
Atenção: deverá ser enviado DEPOIS da apresentação do trabalho no evento
Se o texo completo a ser enviado for no formato RELATO DE EXPERIÊNCIA, ele deverá estar estruturado em:
Título: (e subtítulo, se for o caso): centralizado, em caixa alta, negritado.
Resumo: deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem ser suficiente para caracterizar o tema/assunto, a descrição da experiência, a interpretação e a reflexão sobre a experiência, os resultados e proposições, parciais ou finais.
Palavras-Chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.
Introdução: Descrição e caracterização da experiência
Interpretação e reflexão: da experiência.
Resultado e proposições: da experiência.
Referências: As referências deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.
(DEPOIS DA APROVAÇÃO)
Título: (e subtítulo, se for o caso): centralizado, em caixa alta, negritado.
Autoria: Na linha subsequente ao título, deve(m) constar o(s) nome(s) completo do(s) autor(es). Na linha seguinte, deve-se apontar o último grau de formação/titulação, seguido da vinculação institucional e endereço de e-mail.
Resumo: deve ser formado por no mínimo 200 e no máximo 400 palavras, as quais devem ser suficiente para caracterizar o tema/assunto, a descrição da experiência, a interpretação e a reflexão sobre a experiência, os resultados e proposições, parciais ou finais.
Palavras-Chave: no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto.
Introdução: Descrição e caracterização da experiência
Interpretação e reflexão: da experiência.
Resultado e proposições: da experiência.
Referências: As referências deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.
Atenção: deverá ser enviado DEPOIS da apresentação do trabalho no evento
- As REFERÊNCIAS do texto deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de julho de 2002.
- As CITAÇÕES no texto deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 10520 de julho de 2002.
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
Propostas fora dessa configuração serão rejeitadas.
- Normas para confecção de pôster:
O pôster deverá ser impresso;
O modelo/template do pôster é livre, desde que contenha todas as informações de identificação;
É obrigatório que o pôster seja confeccionado com um cordão para pendurar;
Dimensões do pôster:
- Largura: mínima 50cm e máxima 90cm
- Altura: mínima de 80 cm e máxima 120cm
Deverá constar no pôster:
- ítulo do trabalho;
- Área temática;
- Nome e instituição dos autores;
- Introdução, objetivos, fundamentação teórico-metodológica, discussões e resultados e referências;
- Informar a instituição de fomento (se for o caso, sem logamarca)
Demais orientações:
- Utilizar o mínimo de texto e o máximo de imagens, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;
- Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho seja facilmente compreendidas;
- O texto de pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos de 2 metros (para isso, obedeça a indicação do tamanho da fonte, expressa no template)
É proibido na apresentação de pôster:
- Apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos;
- Utilizar aparelhos instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.
- Apresentar o pôster fora da data, local ou horários programados;
- Que um único autor apresente mais de um pôster em um único dia de evento;
- Apresentação por terceiros: não autores;
- Apresentação performática;