Reflexões sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores
Resumo
O mundo atual renova-se de maneira muito rápida, diante sessas mudanças o ensino requer inovações nas suas finalidades e objetivos, se fazendo necessário um ambiente onde se faz acontecer aprendizagem de conceitos matemáticos significativos para os alunos. este trabalho refere-se a ações desenvolvidas em um Projeto de Extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Goiás, sendo este com o objetivo de investigar o potencial pedagógico do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação inicial dos professores de Matemática da UEG/Campus Goiás. Sendo este um trabalho de cunho qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação, fundamentado em LUDKE, ANDRÉ (1986), como também em FREIRE (1996), DEMO (2011) , LORENZATO (2012), dentre outros.Um aliado para o sucesso do uso do LEM é o papel reflexivo do professor, que poderá elaborar estratégias e critérios para constituir um ensino de Matemática com maior envolvimento dos alunos. Entretanto, este projeto está sendo realizado com os licenciandos em Matemática, nas escolas campo onde os alunos realizam seus estágios, deixando assim contribuições significativas para a aprendizagem dos conteúdos de Matemática para os alunos destas escolas e proporcionando aos professores desta a trabalharem a disciplina em questão em um ambiente diferenciado da sala de aula, proporcionando aos seus alunos uma aprendizagem significativa e prazerosa.Downloads
Publicado
2015-03-13
Edição
Seção
Painel 1: protagonismo na licenciatura (resumo)