EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA PRESENTE NO PROJETO DO ASSENTAMENTO HOLANDA

Autores

  • Jessica Goulart Universidade Estadual de Goias Campus de Goiás
  • Rodrigo Bastos Daúde Universidade Estadual de Goias Campus de Goiás
  • José Elias Pinheiro Neto Universidade Estadual de Goias Campus de Itapuranga

Resumo

O presente trabalho tem como tema Educação Matemática na perspectiva da Etnomatemática presente no projeto de assentamento Holanda. Ao observarmos as dificuldades dos alunos quanto à aprendizagem da matemática ensinada na escola campo o que gerou a indagação que poderia ser feito para que esse quadro fosse revertido. Nesta busca nos deparamos com a Etnomatemática e analisamos como pode ocorrer o ensino de Matemática deste ponto de vista em uma Escola do Campo, mais precisamente na Escola Municipal Holanda, localizada no Projeto de Assentamento Holanda, no município de Goiás-GO. Com o objetivo de propor mediante a identificação das atividades campesinas do projeto de assentamento Holanda ações educativas matemáticas que resignifique o sentido da mesma pelos educandos; buscando proporcionar autonomia do aluno que ao mesmo tempo é lavrador, a partir da valorização do seu espaço e cultura. Estes objetivos surgem diante do seguinte problema Quais as implicações para o aprendizado podemos visualizar ao ensinar matemática no assentamento rural Holanda na perspectiva da Etnomatemática? Ao passo que esta pesquisa se compôs trabalhamos a Etnomatemática a partir das ideias de Ubiratan D’Ambrósio (2002), Scandiuzzi (2003) e Borba (1988), para pensar em Educação do Campo temos Lima e Lima (2012) e Monteiro (2013). Diante desta proposta, mostramos que a matemática escolar não precisa ser aquela que o aluno não entenda o significado de porque estudar, mas que se torne aquela que o aluno entenda e saiba onde e quando utilizar.

PALAVRAS-CHAVE: Etnomatemática. Educação no Campo. Aprendizagem. Autonomia.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos Daúde, Universidade Estadual de Goias Campus de Goiás
  • José Elias Pinheiro Neto, Universidade Estadual de Goias Campus de Itapuranga

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Publicado

2015-03-13