QUEM FAZ MAIS GOLS...
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo socializar uma experiência de uma atividade pedagógica vivenciada na Escola Municipal Holanda, município de Goiás-GO, envolvendo alunos de 6º ano do ensino fundamental, realizado pelos bolsistas do PIBID, discentes do curso de Graduação em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cidade de Goiás-Go. Nessa turma foi evidente a dificuldade com as operações básicas. Para isso realizamos a aplicação de uma gincana por nome de “Quem Faz Mais Gols”, onde o objetivo era a realização das operações mentalmente, estimulando assim o raciocínio logico, socialização e principalmente as operações básicas. A técnica de condução desta atividade se fundamenta na perspectiva da pesquisa-ação, tendo como foco uma abordagem qualitativa e quantitativa, não deixando de lado as questões referentes a análise de conteúdo, para tal nos baseamos em Severino (2007), Thiollent (1996). Em Demo (2003) argumentamos que a imagem retrógrada de sala de aula deve ser mudada, desfazendo a ideia de aluno como sendo alguém submisso que comparece para escutar e engolir ensinamentos (FREIRE, 1996). O aluno deve ir à aula para trabalhar junto com o professor, deve-se transformar a sala de aula em local de trabalho conjunto. Obtivemos como resultado uma grande satisfação quanto à motivação passada pelos alunos através de uma simples proposta de gincana apenas por sair da rotina, mostrando que não é tão difícil aprender matemática.
PALAVRAS CHAVE: aprendizagem, matemática, gincana, pesquisa-acão.