O tratamento dos cruzamentos vocabulares em materiais didáticos de ensino de língua portuguesa

Autores

  • Ludmilla Dadiane Cardoso de Jesus Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)
  • Cesar Augusto de Oliveira Casella Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os cruzamentos vocabulares como processos de formação de palavras, usados pelos falantes da língua tanto quanto os demais – derivação, composição etc – apesar de, via de regra, o mesmo ser desconsiderado pelos materiais didáticos de ensino de língua portuguesa. Em análises linguísticas e científicas, vê-se que as palavras são usadas e formadas de acordo com as necessidades dos falantes e que há múltiplos processos morfológicos a se estudar. Contudo, a gramática normativa tem uma abordagem do tema baseada no 'já existente', preocupando-se em apresentar listas fechadas de palavras bem formadas, acarretando uma desconsideração de outros meios possíveis para a formação de palavras. Esta comunicação consiste na apresentação dos cruzamentos vocabulares, situando-os dentro da morfologia, em relação aos diversos outros processos de formação de palavras, e na análise de materiais didáticos selecionados, dentre eles a Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara, demonstrando como é falho o tratamento pedagógico dado a este processo. Para isto, utilizar-se-á as pesquisas e reflexões de Margarida Basílio, Margarida Petter, Elis de Almeida Cardoso, entre outros. Cumpre notar, ao final, que os estudos especializados em cruzamentos vocabulares passam ao largo da consideração dos gramáticos e dos livros didáticos, o que se coaduna com o caráter tradicionalista da educação linguística brasileira. Para mudar este quadro é preciso rever os métodos inadequados e buscar um ensino voltado para a realidade linguística dos falantes.

Biografia do Autor

  • Ludmilla Dadiane Cardoso de Jesus, Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)
    Graduanda em Letras Português/Inglês
  • Cesar Augusto de Oliveira Casella, Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)
    Professor de Língua Portuguesa e Linguística

Downloads

Publicado

2015-03-13