ESTÁGIO DOCÊNCIA EM UM CURSO NA ÁREA DA SAÚDE: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Resumo: O ensino/ensinar é um processo complexo, que deve ser refletido e entendido como
com um conjunto de ações pedagógicas. O papel da educação tem como elemento o pleno
desenvolvimento humano, social e das competências básicas para o exercício da cidadania
quanto o desempenho das atividades profissionais. Objetivo é relatar a experiência do estágio
docência da pós-graduação em um curso da área da saúde na graduação em farmácia. As
atividades prestadas incluíram aulas expositivas, correção de avaliações, arguição de
seminários, aulas práticas e preparação de material a docente regente no segundo semestre de
2018 na Universidade Estadual de Goiás. A proposta do Plano de Atividades está sendo
cumprida com êxito. As atividades desenvolvidas até o mês de outubro integralizaram as
horas complementares exigidas. Além da efetiva participação dos graduandos durante as
aulas, existiu um contato com alguns professores do corpo docente do curso e principalmente
uma relação professor-aluno com a docente envolvida na condução da disciplina que
promoveu momentos de reflexão sobre questões intrínsecas a disciplina dentro abordagem
multi e interdisciplinar. Discutiu-se dentro das aulas a possibilidade de implantação de
estratégias alternativas de ensino, projeto de pesquisa, organização de grupos de estudo.
Houve incentivo de atividades extraclasse e realização de aulas extras afim de melhor
contextualizar o conteúdo visto em sala em aula prática, preparada com intuito de gerar
discussões e publicações. Algo que se concretizou por parte de alguns discentes. Os resultados
obtidos na prática laboratorial e as explanações dentro de sala promoveu a construção de
resumos expandidos submetido a evento. O que consolidou em uma maior interação entre
bolsista-professor-discentes.
Palavras-Chave: Prática Docente. Farmácia. Saúde.