AS FACES DO MANGUE: CRUZAMENTOS ENTRE LITERATURA, TEATRO E ARTES VISUAIS

Autores

  • Luciana C. B. Ferreira UERJ - PPGL

Palavras-chave:

Oswald de Andrade. Teatro Oficina. Mangue. Artes visuais. Teatro.

Resumo

O trabalho busca tecer algumas reflexões sobre o diálogo entre literatura, teatro e artes visuais através da análise do espetáculo Mistérios Gozozos, realizado pela Associação de Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona em 2015. A peça é feita a partir do poema O Santeiro do Mangue (1935-1950), de Oswald de Andrade. As duas obras denunciam, de forma contundente, as condições de vida das mulheres que viviam na zona de baixo meretrício do Rio de Janeiro, conhecida como Mangue, durante a primeira metade do século XX. Este tema se encontra presente, também, na obra de diferentes artistas plásticos do modernismo brasileiro, como: Lasar Segall, Emiliano Di Cavalcanti, Cícero Dias, entre outros. A análise de diferentes fontes de representação do Mangue feitas entre as décadas de 1930 a 1950, período em que O Santeiro foi escrito,  deixam em evidência a forma como  relações de gênero, raça e classe social eram responsáveis por perpetuar a prostituição como única possibilidade de subsistência para um determinado grupo de mulheres. Diante disto, como o teatro de hoje reelabora o discurso presente na literatura e artes visuais de ontem? 

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Publicado

2022-06-26