ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA ADVINDA DA PARTICIPAÇÃO NA 7ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Isabelly Raiane Silva dos Santos IFPA
  • Maria Aparecida Mineiro

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramento, Olimpíada de Língua Portuguesa

Resumo

Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), se tornaram mais notáveis as mudanças linguísticas. Por isso, o multiletramento surge como uma oportunidade para envolver diferentes linguagens. Assim, objetivando compreender como se articula o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos, com base em Rojo e Moura (2012), Melo (2016) e Lopes, Veiga e Luterman (2019), as autoras deste estudo desenvolveram um Projeto de Ensino com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira) a fim de garantir a participação de duas turmas na 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Desse modo, foram utilizadas diferentes linguagens, como as visuais, sonoras e verbais, para propiciar a aprendizagem de língua materna por meio do domínio de um gênero textual (artigo de opinião) e de um gênero audiovisual (documentário). Os participantes são discentes das turmas do 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos de Edificações e Informática Integrados ao Ensino Médio. Para organizar os dados, foram analisadas as informações advindas de exposições orais, produções escritas e audiovisuais dos discentes, bem como dos cadernos de notas das docentes, os quais continham relatos reflexivos sobre as experiências de ensino/aprendizagem da língua portuguesa surgidas a partir da execução do Projeto de Ensino. Ao final, foi observado que os discentes adquiriram habilidades linguísticas que envolviam o domínio da produção dos gêneros textuais/audiovisuais abordados. Assim, esses tiveram a possibilidade de se comunicar de modo mais efetivo de acordo com o contexto no qual estavam inseridos.

Referências

CASTRO, R. Tecnologias Emergentes e Formação de Professores: o que as grades curriculares de cursos de Pedagogia sinalizam? In: SILVA, M.; PEDROSA, N.; ISOBE, R. (org.). Múltiplos Olhares sobre a Formação de Professores no Brasil. Porto Velho: EDUFRO, 2020. cap. 5. p. 82-97.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. cap. 4. p. 95-128.

DUNNING, J. Multinational Enterprises and the Global of Innovatory Capacity. Research Policy, Ontario, v. 23, n. 1, p. 67-88, 1994.

KUMAR, V.; KUMAR, U.; PERSAUD, A. Building Technological Capability through Importing Technology: The Case of Indonesian Manufacturing Industry. Journal of Technology Transfer, Boston, v. 24, n. 1, p. 81-96, 1999.

MELO, H. Práticas de letramento e multiletramento em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande, 2016.

MOURA, D. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

REDDY, N.; ZHAO, L. International Technology Transfer: A Review. Research Policy, Ontario, v. 19, n. 4, p. 285-307, 1990.

REIS, A.; NÓBREGA, C.; DANTAS, D.; BARROSO, M. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Profissional e Tecnológica. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 1-14, 2018.

ROJO, R. (Org.). Escola Conectada, os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SAHAL, D. Alternative Conceptions of Technology. Research Policy, Amsterdã, v. 10, n. 1, p. 2-24, 1981.

Downloads

Publicado

2022-06-26