LETRAMENTO LITERÁRIO, TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Ensino. Formação do leitor literário. Literatura.Resumo
No atual cenário educacional, o ensino da literatura tem gerado controvérsias no que tange às práticas metodológicas adotadas por escolas e professores. Tal problemática contribui para o progressivo encurtamento da presença da literatura no ambiente educacional, promovendo o distanciamento da prática de leitura e das obras, principalmente as canônicas. Assim sendo, a reflexão sobre as práticas de ensino da literatura na escola é o ponto de partida da proposta deste trabalho, tendo como aporte teórico o livro Letramento Literário, teoria e prática de Rildo Cosson. Para dialogar com a proposta de Cosson (2009), metodologicamente, buscou-se apresentar reflexões a respeito da temática, envolvendo a responsabilidade da escola, do professor e dos alunos, além de apresentar aspectos do letramento literário e sua aplicação prática. Sabemos que a formação do leitor literário não depende apenas do professor, mas acreditamos na função exercida por ele como agente transformador nesse processo, pois é a partir de suas práticas em sala de aula que os alunos serão ou não sensibilizados para a leitura. Levando-se em consideração estudo e reflexões sobre o livro de Cosson, vê-se no modo de refletir sobre ele, a pluralidade interpretativa de textos literários e a contribuição para a formação e amadurecimento de alunos leitores. Assim estes podem ser capazes de se posicionar criticamente frente às diversas obras, prontos para colaborar e transformar as relações humanas a partir do amplo mundo que se abre através da literatura. Diante do exposto, como resultado, espera-se que este trabalho possibilite destacar a função da literatura na vida de professores e alunos, a responsabilidade das escolas na formação de leitores críticos, a criação de mecanismos metodológicos e a mediação do professor leitor como incentivador da leitura no ambiente escolar.
Referências
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