AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR E INTERFERÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA
Resumo
RESUMO
Introdução: A maioria de nossos hábitos alimentares é condicionada desde os primeiros anos de vida, através da experiência, da observação e da educação. Uma alimentação saudável durante a infância permite o crescimento e desenvolvimento adequados e previne agravos à saúde. A creche assume características complementares e em situações de disfuncionamento familiar ou carência econômica grave, ela se torna a principal fonte para aquisição de princípios e comportamentos alimentares saudáveis. Estudos demonstraram associação entre déficit de crescimento e desenvolvimento e consumo alimentar inadequado, e identificaram presença de sobrepeso e obesidade em detrimento à desnutrição protéico-energética e a baixa estatura e o excesso de peso. Objetivo: Avaliar o perfil nutricional de crianças dos maternais e jardins de infância dos Centros Municipais de Educação Infantil de Ceres–GO e identificar alterações nutricionais para subsidiar a formulação de estratégias de atendimento e controle dos problemas detectados. Métodos: Pesquisa exploratória descritiva de caráter qualiquantitativo realizada no município de Ceres–GO, no período de abril a maio de 2014, em 4 centros municipais de educação infantil com crianças de 0 a 5 anos. Do total de 424 crianças, foram avaliadas 331, através de dados antopométricos e posteriormente, classificadas de acordo com o seu estado nutricional. Resultados e Discussão: Verificou-se que 233 crianças estavam com o peso adequado, 39 estavam com obesidade, 50 estavam com sobrepeso e 9 crianças estavam abaixo do peso. Conclusões: Conclui-se que é necessário desenvolver estratégias voltadas para a prevenção e controle dos distúrbios nutricionais encontrados neste grupo.
Palavras Chave: Estado nutricional; Crianças; Creche.