TRILHAS ECOLOGICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO IF GOIANO – CÂMPUS CERES
Autores
Jozane Vieira de Almeida
Adriano Pereira de Queiroz;
Fernando Yuri Silva dos Anjos
Natália Santiago de Menezes
Resumo
Introdução: No Brasil existem vários tipos de trilhas, sendo as mais conhecidas, astrilhas de aventura, trilhas de caças e trilhas interpretativas. No IF Goiano - CâmpusCeres temos trilhas interpretativas como projeto de extensão, desde 2006, que sãoimportantes ferramentas de educação ambiental. Ressaltando que os usos de trilhasinterpretativas transmitem informações para os visitantes, despertando neles asensibilidade em relação aos impactos ambientais. Objetivo: Promover a interaçãoentre instituição e sociedade a partir da concepção de Educação Ambiental. Métodos:Manutenção das trilhas Curumim e Ver o Rio; Agendamento de trilhas pela comunidadeexterna; Realização das trilhas: palestras sobre Educação Ambiental no CentroAgroecológico, caminhadas orientadas e contemplação das belezas naturais.Resultados: No período de Maio - Outubro de 2013, recebemos 413 visitantes de 12instituições diferentes, totalizando 15 trilhas. Destacando a visitação dos alunos doCurso Técnico em Agroindústria do IF Tocantins - Câmpus Paraíso do Tocantins (TO) ealunos Curso Técnico em Informática do IF Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu(MG). Conclusão: Portanto, o uso de trilhas interpretativas destaca a forma deeducação ambiental demonstrando mais eficiente que o ensino tradicional, tudo que seestuda no meio escolar ganha uma nova dimensão quando efetivado na prática.