A INFLUÊNCIA DAS UNIVERSIDADES NO PERFIL EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE CERES

Autores

  • Elton Cesar Silva Morais

Resumo

Introdução: Diversas pesquisas apontam que o Brasil é um país de empreendedores,porém a grande maioria desses, não se torna de fato um. Ser empreendedor estárelacionado diretamente com a vontade de vencer os obstáculos e tornar-se dono do seupróprio negócio. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo avaliar até que ponto auniversidade influencia ou não o desenvolvimento do perfil empreendedor dos jovens.Métodos: Foi realizado um estudo de campo, cuja população foi inquirida porquestionário, onde havia perguntas objetivas e subjetivas sobre a influência daUniversidade no Perfil Empreendedor. O questionário foi enviado por e-mail a todos osegressos e também para os discentes que ainda estão cursando o 3º e 4º ano.Resultados: 60% estão cursando e 40% já concluíram o curso. 27% apenas ouviramfalar sobre empreendedorismo. 27% não se consideram empreendedores. 82%acreditam que a Universidade tem papel decisivo no Perfil Empreendedor e apenas 18%acreditam que o empreendedor tem que ser nato. 64% atribuem à falta de preparaçãodentro da Universidade o motivo do fechamento de micro e pequenas empresas na suafase inicial. Conclusão: O empreendedorismo vem sendo foco de atenções nos últimosanos, principalmente incentivado pelos governos, tanto estadual quanto federal. Sendoassim, esse trabalho contribui para traçar uma nova estratégia de ensino dentro dasuniversidades, principalmente públicas, focando na formação de empreendedores aoinvés de simplesmente formar apenas bons empregados, desperdiçando umacaracterística nata do brasileiro que é o empreendedorismo.

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Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Tecnologia da Informação