A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autores
Alan Cezar Balduino
Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
Laís Cunha Borges
Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
Resumo
Introdução: Sob uma apreciação histórica os veículos de comunicação e a propagandapor eles veiculada têm contribuído fortemente para modulação do comportamento socialhumano, sobretudo sobre seus hábitos diários. Em crianças de 0 a 3 anos essaconstrução comportamental se torna ainda mais evidente, visto que é nessa idade que ascrianças desenvolvem suas preferências gustativas incitadas principalmente pelaexposição prévia aos alimentos, função esta desempenhada pela propaganda. Objetivo:Em virtude disso, o presente artigo tem como meta principal identificar a existência dealguma relação entre a propaganda midiática de alimentos e a formação decomportamento alimentar de crianças em primeira infância. Métodos: Pesquisar embases de dados virtuais, utilizando os descritores (Primeira Infância. Nutrição. Mídia.Comportamento Alimentar.), selecionando os artigos em português publicados a partirde 2003. Após escolhidos o material realizar análise sistemática do tipo metassíntesedos dados obtidos. Conclusão: Considerando a importância da nutrição saudável comofator de prevenção de uma série de distúrbios alimentares, torna-se indispensávelentender as influências nutricionais sofridas pelas crianças em primeira infância e suasrespectivas consequências, a fim de estabelecer estratégias de intervenção que possamalterar os resultados desse processo.Palavras chave: primeira infância; nutrição; mídia; comportamento alimentar.
Biografia do Autor
Alan Cezar Balduino, Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
Saúde
Laís Cunha Borges, Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.