LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: TROCAS DE SABERES E FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA

Autores

  • Rúbia Garcia
  • Fabio Júlio de Paula
  • Alessandra Grangeiro

Resumo

As relações político-econômicas, religiosas e culturais entre diferentes povos se intensificaram desde as grandes navegações, no século XVI, até a atualidade. Podemos apreender, através do ensino e do estudo da História e da Literatura, as causas e os impactos dessas relações. Tendo em vista esse papel histórico-literário na compreensão dos fatos humanos em um determinado tempo e espaço, este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de atividades de pesquisa/extensão na Escola Municipal Visão do Futuro – Professora Iracema Netto José, na cidade de Itauçu-Go, e como elas têm contribuído na/para a formação crítico-reflexiva dos alunos. O aporte literário utilizado consubstancia-se em um romance histórico e um documentário - que narram, também, através de memórias, a história de Itauçu, entre 1911 e 1950 -, uma peça teatral, poemas que remetem a um caminho histórico individual e coletivo, além de oficinas criativas. Isso fortalece as trocas de saberes entre a Universidade e a comunidade envolvida, e a construção do conhecimento científico. Todos esses recursos literário-pedagógicos são criações artísticas que resultaram de projetos de pesquisa e de extensão, produzidas pelo acadêmico Fábio Júlio de Paula Borges. Utiliza-se como base teórica A Memória Coletiva, de Halbwachs, e O ensino da literatura e da história: uma religação dos saberes, de Grangeiro. 

Palavras-chave: Projeto de Extensão. Pesquisa. Itauçu.

Downloads

Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA)