O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Este relato aborda as experiências e reflexões docentes que foram produzidas com a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás. O projeto de regência foi desenvolvido em uma escola pública estadual de ensino fundamental em Inhumas - GO, cuja proposta foi trabalhar o gênero conto popular com alunos de 6° ano. Fundamentados na abordagem teórica de Brito (2003), Oliveira (2010) e Antunes (2010), foram desenvolvidas atividades de leitura, interpretação e produção de texto do gênero em estudo, destacando as variações linguísticas, culturais, regionais presentes neste gênero. Propusemos como tema das aulas o Preconceito, abordado na vertente social, racial e linguístico, visando suscitar as reflexões dos alunos sobre a importância da diversidade cultural e a valorização da cultura e da linguagem popular. Como resultado, destacamos tanto a produção de texto oral, quanto a produção escrita, que evidenciaram o conhecimento de mundo dos alunos e suas reflexões sobre o cotidiano. Consideramos que o exercício da docência exigiu dos estagiários diferentes competências e habilidades, tais como o conhecimento do contexto escolar e da sala de aula para a elaboração do projeto e o planejamento das atividades, bem como o estudo e a reflexão para realizar um bom planejamento e uma execução eficiente. A experiência possibilitou que refletíssemos sobre a profissão docente, vislumbrando uma atuação profissional comprometida com a transformação social.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Conto Popular. Leitura e Produção textual.