O QUINHENTISMO E A COLONIZAÇÃO BRASILEIRA POR MEIO DA LITERATURA LUSITANA
Resumo
Este relato de experiência tem o intuito de apresentar a descrição e análise das ações executadas por meio do projeto O Quinhentismo, confeccionado durante a disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas II. O projeto teve como objetivo conduzir os alunos à reflexão acerca da importância da literatura na formação humana, levando em consideração o período colonial, quando apareceram as primeiras obras literárias de autoria lusitana no Brasil. O desenvolvimento do projeto visou proporcionar aos alunos momentos de discussão, reflexão e aprendizagem por meio de leituras referentes ao tema, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e textos de José de Anchieta. Houveram, também, produções de textos e resolução de exercícios. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa, por nós, estagiárias do 4º ano do curso de Letras - Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, nas turmas da 1º série do Ensino Médio. As atividades desenvolvidas proporcionaram ao grupo de estágio e à turma grandes aprendizados no âmbito do ensino da Língua e da história da Literatura Brasileira. Dessa forma, conduzimos os alunos à reflexão crítica de que a colonização cultural brasileira acontece desde o chamado descobrimento do Brasil, que, na verdade, já era habitado por índios. A literatura também adquiriu um status colonizador, pois a catequese era disseminada com o objetivo de transculturar os índios e legitimar como superior a cultura europeia.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Quinhentismo. Colonização. Reflexão crítica.