REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE GÊNERO NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sóstenis Lima da Costa
  • Vinicius de Moraes
  • Luana Alves Luterman

Resumo

Este trabalho traz reflexões sobre as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio. As ações pedagógicas realizadas tiveram como eixo temático o Arcadismo, mas com uma abordagem mais contemporânea. Como referencial teórico, utilizamos as teorizações dos letramentos críticos. O contexto investigado foram duas turmas de 1º ano de uma instituição federal. Para obtenção dos dados, utilizamos questionários, sessões reflexivas sobre as aulas e as atividades aplicadas em sala de aula. O enceramento do trabalho se deu com a apresentação do livro Marília de Dirceu de forma ressignificada, por meio de teatro, música, paródia e etc. Os resultados obtidos neste estudo mostram que as ações pedagógicas executadas provocaram reflexões significativas em relação aos alunos perante as aulas, pois a participação dos alunos era bastante efetiva. 

Palavras-chave: Estágio. Ensino de Língua Portuguesa. Leitura. 

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Publicado

2018-12-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA)