REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE GÊNERO NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este trabalho traz reflexões sobre as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio. As ações pedagógicas realizadas tiveram como eixo temático o Arcadismo, mas com uma abordagem mais contemporânea. Como referencial teórico, utilizamos as teorizações dos letramentos críticos. O contexto investigado foram duas turmas de 1º ano de uma instituição federal. Para obtenção dos dados, utilizamos questionários, sessões reflexivas sobre as aulas e as atividades aplicadas em sala de aula. O enceramento do trabalho se deu com a apresentação do livro Marília de Dirceu de forma ressignificada, por meio de teatro, música, paródia e etc. Os resultados obtidos neste estudo mostram que as ações pedagógicas executadas provocaram reflexões significativas em relação aos alunos perante as aulas, pois a participação dos alunos era bastante efetiva.
Palavras-chave: Estágio. Ensino de Língua Portuguesa. Leitura.