GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: uma forma específica de observar o mundo
Resumo
Este relato traz reflexões sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Foi trabalhado o gênero notícia em três turmas de 1º ano, dando ênfase ao cenário histórico cultural, por meio de atividades de leitura e produção de textos, com o objetivo de que o aluno percebesse as temáticas específicas sobre o país e/ou o mundo, refletindo e desenvolvendo suas habilidades intelectuais de modo afetivo. Dessa forma, buscamos estimular a curiosidade e a criatividade do aluno, bem como contribuir para que ele pensasse e agisse de forma dinâmica e construtiva no mundo que o cerca, conhecendo e valorizando sua relação com seu cotidiano. A partir dessa consciência sobre as diferentes culturas, nacionais e mundiais, levamos os alunos a refletirem sobre a diversidade cultural, econômica, e, sobretudo, religiosa, sem menosprezar o contexto de produção dessa linguagem; procuramos reconhecer a necessidade de aprendizagem da norma culta, em específico como ferramenta de acesso ao conhecimento formal. Como resultado, destacamos que o trabalho desenvolvido foi produtivo, já que houve envolvimento dos alunos nas atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, a partir dos vídeos e de outros textos. Além disso, foi gratificante conhecer a realidade dos alunos e perceber que alguns têm dificuldades na leitura e na escrita, mas com a nossa ajuda e com a força de vontade demonstraram desejo de aprender. Por isso, o projeto foi bastante significativo. Desde as observações em sala de aula até o último dia da regência, chegamos a conclusão de que conseguimos, com sucesso, mostrar o valor da cultura e da linguagem por meio do estudo do gênero notícia.
Palavras- chave: Notícia. Cultura mundial. Conhecimento. Gênero textual.