DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: convergências e diferenças subjetivas
Resumo
Este trabalho traz algumas reflexões sobre as experiências que vivenciamos durante o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio. As ações pedagógicas realizadas tiveram como eixo temático “Que tipo de ser humano é você”, com o objetivo de levar os alunos a reflexão sobre as desigualdades e preconceitos que encontramos na sociedade; questões políticas; e sobre a seca do Nordeste. Como aporte teórico, noa ancoramos nas teorias dos multiletramentos. O estágio foi realizado em turmas da 3° série do ensino médio em uma escola estadual. Para obtenção dos dados, fizemos a leitura dos quatro primeiros capitulos utilizando recursos multimodais, proporcionando a comparação entre a obra e o filme e também levamos o audio-book. Os dados obtidos neste estudo mostram que as ações pedagógicas executadas provocaram reflexões significativas nos alunos, pois suas participações eram muito frequentes e, dessa forma, também estimulamos a capacidade de desenvolver opiniões críticas sobre o tema trabalhado.
Palavras-chave: Multiletramentos. Ensino de Língua Portuguesa. Literatura.