ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM OFICINAS: A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM FOCO

Autores

  • Eduardo Romeiro da Silva Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente artigo visa apresentar o relato de experiência do estágio supervisionado de Língua Portuguesa, realizado por estagiários do 3º ano do curso de Letras Português/Inglês da UEG Campus Inhumas, em uma escola particular de ensino fundamental. A culminância, na etapa de regência, foi o desenvolvimento de um projeto de oficinas voltadas para a leitura e interpretação de textos para turmas mistas de alunos de 7º a 9º ano. Após as etapas de observação do contexto escolar e semirregência na sala de aula para diagnóstico de uma situação problema, os acadêmicos planejaram as oficinas com foco nas estratégias de leitura, visando o desenvolvimento de habilidades leituras e a compreensão textual do aluno. A proposta desenvolvida envolveu estudos teóricos a respeito do ensino da língua materna, com ênfase nas estratégias de leitura, na formação do leitor no ensino fundamental, em noções de texto e textualidade, fundamentando-se em autores, como: Brito (2003), Antunes (2003, 2010), Oliveira (2010).O projeto desenvolvido propiciou melhor desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação textual, com a interação dos alunos sob os gêneros trabalhados.

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Publicado

2017-02-01