ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA EM OFICINAS: FOCO NA COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL
Resumo
Resumo: O presente relato de experiência tem como foco apresentar a oficina de língua inglesa, no período de regência, realizada por estagiários do 3º ano do curso de Letras Português/Inglês da UEG Câmpus Inhumas, em uma escola pública de ensino fundamental II, na cidade. O estágio supervisionado de língua inglesa I é ministrado no 3º ano do curso de Letras, e é dividido em dois momentos: a disciplina ministrada no turno noturno com carga de duas horas semanais e o estágio supervisionado com 100 horas anuais, envolvendo observação, semirregência e regência. A proposta adotada e desenvolvida em 2015 envolveu estudos teóricos a respeito de ensino crítico de línguas (PESSOA, URZEDA FREITAS, 2012; MENEZES DE SOUZA, 2011), o uso de novas tecnologias (OLIVEIRA, 2013), planejamento colaborativo (PESSOA, 2006; SILVESTRE, 2014), projeto de pesquisa ação colaborativa (SILVESTRE, 2008) e oficinas temáticas como prática de ensino. O estágio supervisionado em língua inglesa I é realizado em oficinas no contra turno da escola, com turmas mistas de alunos de 6º a 9º ano. Após a observação e semiregência os acadêmicos planejaram as oficinas com foco na compreensão oral (LIMA; SILVA, 2012), produção oral (GOMES; RIOS, 2012) e na produção escrita (SEBBA; FERREIRA, 2012). O planejamento é feito em colaboração entre os acadêmicos e a professora formadora, e desenvolvido na escola-campo. Diante do cenário de dificuldades encontrado na escola pública brasileira em geral (JORGE, 2009; MICCOLI, 2011) o trabalho com oficinas temáticas revelou que os alunos se mostraram interessados nas aulas com trecho de filmes e atividades com foco nas habilidades. O período de regência em oficinas evidenciou aos acadêmicos a importância de conhecer os alunos e as afinidades dos mesmos. Além disso, os estagiários apresentam reflexões acerca da experiência de ensino que o estágio supervisionado possibilitou.