MACUNAÍMA E O MODERNISMO: A OBRA LITERÁRIA COMO METALINGUAGEM NA PERCEPÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS CONDIÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS
Resumo
Este Relato de Experiência apresenta como foram desenvolvidas as aulas durante o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II. A partir de um Projeto de Ensino-Aprendizagem, objetivamos promover a reflexão crítica dos alunos por meio da Literatura. Trabalhamos com as Vanguardas Européias, com o Modernismo e com a obra Macunaíma, de Mário de Andrade. Por meio das aulas, promovemos uma reflexão crítica relacionada principalmente à formação das etnias, da identidade nacional, da cultura brasileira em detrimento da mimesis promovida pela hegemonia da cultura portuguesa. Para realização das atividades de estágio, nos embasamos nas reflexões sobre linguagem e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008), a língua e a identidade cultural (ANTUNES, 2006) e os direcionamentos didático-pedagógicos provenientes do Ministério da Educação (MEC) por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006). Participaram do projeto duas turmas de terceiro ano do ensino médio. Por meio de aulas interativas, instigamos os alunos a construir e aprimorar os conhecimentos. Como resultados, percebemos que os alunos podem se interessar pela literatura canônica ao conhecer as obras pelo viés da professora, que estimula a leitura, e principalmente pela leitura empírica da própria obra. Uma poesia, um conto, uma crônica, um conto ou um romance fornece, pela materialidade textual, meios metalingüísticos de conhecimento dos procedimentos sócio-históricos como condições de irrupção de uma obra literária. Portanto, não basta ensinar as características das escolas literárias, pois, em aulas de literatura, devem ocorrer estímulos ao processo de contato estilístico e estético, em favor da humanização e da autonomia. Essa experiência nos proporcionou reflexões para a prática docente, ou seja, refletir sobre as atividades a serem aplicadas, dar voz ao aluno, mediar o conhecimento.
Palavras-chave: Reflexão crítica. Prática docente. Ensino-aprendizagem.