A CULTURA EM SALA DE AULA: Lendas, Cantigas Populares e Anedotas – Relato de Experiência
Resumo
O presente trabalho visa relatar as experiências acadêmicas durante o período de regência do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa do curso de Letras-Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas, no segundo semestre de 2015. Nosso planejamento se concretizou em oficinas do contra turno, no Colégio Estadual de Tempo Integral Horácio Antônio de Paula, em turmas de 6º ano. Nossas aulas foram elaboradas com o apoio da professora regente e da professora orientadora de Estágio supervisionado, sob a proposta de leitura e interpretação com o tema Lendas, Cantigas Populares e anedotas com o intuito de conscientização da importância de nossa cultura. Trabalhamos em nossas oficinas leitura, interpretação e produção de textos por meio de textos e canções referentes aos gêneros citados, mas também procuramos introduzir a gramática, contextualizando-a de forma com que os alunos pudessem problematizá-la segundo suas experiências, pensando na perspectiva de um ensino pautado no cotidiano dos alunos, visto que “na escola antiga, o professor cometia o erro de entender como a língua aquela modalidade culta – literária ou não – refletida no código escrito ou na prática oral que lhe seguia o modelo, de todo repudiando aquele saber linguístico aprendido em casa, intuitivamente, transmitido de pais a filhos.” (BECHARA, 2002, p. 14). Neste, há relatos de nossas ações, percepções e reflexões acerca do período de estágio.Palavras-chave: estágio, contexto, cultura.
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Publicado
2017-02-01
Edição
Seção
Artigos