Corpo Editorial

Comissão Organizadora

Coordenação Geral do Evento e Editora do Anais

Profª. Drª. Luana Alves Luterman (UEG – Câmpus Inhumas)

Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior como professora de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas (UEG), Língua Portuguesa e Alfabetização e Linguística (Faculdade Araguaia), Língua Portuguesa e Linguística (PUC-GO), professora de Redação e Língua Portuguesa (Fanap) e Língua Portuguesa (Centro de Línguas da UCG). É professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – UEG), com sede na Cidade de Goiás.

 

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Agostinho Potenciano de Souza (UFG)

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Católica Dom Bosco (1969), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É professor titular na Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1993). Leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. É coordenador do grupo de estudos Discurso e Ensino (DISCENS). É coordenador da pesquisa interinstitucional Leitura e escrita: urgências de ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita, formação de professores e formação de leitores.

Profª. Drª. Alessandra Carlos Costa Grangeiro (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

É professora na Universidade Estadual de Goiás, Brasil. É mestre e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1999/2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa. Tem feito investigação acerca do ensino de literatura numa perspectiva transdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: tempo, espaço, memória e história. A ênfase da atuação é a interação entre a cultura erudita e a popular com a interlocução da comunidade, da qual os alunos fazem parte, promovendo a inter-relação entre a cultura, a história e a obra literária. 

Prof. Ms. Alcides Hermes Thereza Júnior (UEG – Câmpus Inhumas)

É graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade de Uberaba e concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente trabalha como professor efetivo, em regime de dedicação exclusiva, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, no curso de Letras e é revisor do periódico Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS). Participou do projeto de Iniciação a Docência do subprojeto de Língua Portuguesa do curso de Letras da UNU-Goiás de Agosto de 2012 à Março de 2014. Tem experiência na área de formação de professores e estágio supervisionado, com ênfase em Ensino de Inglês e Ensino de Língua Portuguesa com base nos gêneros textuais. 


Profª. Drª. Carla Conti de Freitas (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

Graduada em Letras Português Inglês (1995), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Doutora em Politicas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG, (2013) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Tem experiência na área de Letras e com temas como abordagem transdisciplinar, formação de professores e multiletramentos.

Prof. Drª. Eliane Marquez da Fonseca Fernandes (UFG)

A Profª Eliane Marquez tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como associado 1 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Texto e Análise do Discurso. Atua nos seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso.

Profª. Drª. Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima (UEG – Câmpus Inhumas)

Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996), Especialista em Linguística pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2000), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2005), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011) e Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). É docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás e atua na área da Linguística, com ênfase em: Teoria e Análise Linguística, Estudos do Discurso, do Texto e das Identidades de Gênero.


Profª. Ms. Giuliana Castro Brossi Lopes (UEG – Câmpus Inhumas)

É mestre em Linguística Aplicada - ensino e aprendizagem de línguas pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás e especialista no ensino de língua e literatura. É professora efetiva da UEG-Inhumas onde ministra Estágio Supervisionado da Língua Inglesa I e Língua Inglesa IV. Possui experiência no ensino de língua inglesa no ensino fundamental e no ensino médio na escola pública. Atualmente é coordenadora do Centro de Idiomas da UEG. A cópia digital de sua dissertação de mestrado encontra-se no link http://www.pgla.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=109:giuliana-castro-brossi&catid=9:2008&Itemid=60. Sua linha de pesquisa envolve formação crítica e transdisciplinar de professores, ensino de língua inglesa sob a perspectiva crítica, crenças de professores e alunos, ensino de língua inglesa para crianças e planejamento colaborativo.

Profª. Ms. Hilda Rodrigues da Costa (UEG – Câmpus Inhumas)

Possui graduação em Letras Português /Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (1999), especialista em Língua Portuguesa (2001) e Literatura Brasileira (2002) pela Universidade Salgado de Oliveira, mestre em Estudos Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2011), doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás(2015). Atualmente é docente e coordenadora do curso de letras da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Câmpus Inhumas. Com experiência na área de Letras com ênfase em Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada; Linguística; Linguagem: leitura e escrita, aprendizagem, formação de professor; Literatura Infanto Juvenil.


Prof. Ms. Johnwill Costa Faria (UEG – Câmpus Inhumas)

Professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas - classe DES III (Docente do Ensino Superior Mestre), nível 2 (Lei Estadual nº 13.842/2001, Capítulo I, Seção I, Art. 5º). Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Brasília/2009 - área de concentração: Estudos de Tradução). Especialista em Língua Inglesa (Associação Educativa Evangélica/2002, Anápolis, Goiás) e graduado em Letras Português,Inglês e Respectivas Literaturas (Universidade Estadual de Goiás/2000).Desempenha funções nessa Universidade relativas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, principalmente nas áreas de Literaturas de Língua Inglesa e Estudos da Tradução.

Prof. Drª. Luana Alves Luterman (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior como professora de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas (UEG), Língua Portuguesa e Alfabetização e Linguística (Faculdade Araguaia), Língua Portuguesa e Linguística (PUC-GO), professora de Redação e Língua Portuguesa (Fanap) e Língua Portuguesa (Centro de Línguas da UCG). É professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – UEG), com sede na Cidade de Goiás.

Profª. Ms. Maria Margarete Pozzobon (UEG – Câmpus Inhumas)

Mestre em Educação (UCG-2008), Especialista em Psicopedagogia (FAFICH - 1996), Especialista em Língua Portuguesa (SESNI/RJ- 1989), Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1985) . Leciona no ensino superior desde 1986, com ênfase em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Texto e disciplinas de formação de professores no curso de Letras.


Profª. Ms. Valéria Rosa da Silva (UEG – Câmpus Inhumas)

Mestre em Estudos Linguísticos pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisas na área de formação de professores, bilinguismo e educação bilíngue. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2000), pós-graduação em Literatura Brasileira e Certificação em Língua Inglesa (FCE e CAE) pela Cambridge. Atualmente, é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Didática e Prática de Ensino Em Língua Inglesa, Comunicação Empresarial e cursos de Inglês Instrumental. Possui também experiência nas disciplinas de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, com ênfase na revisão de redações e trabalhos científicos. Atualmente, possui pesquisas voltadas para Formação Crítica de Professores, Letramentos Críticos, Ensino de Língua Inglesa e Inter e Transdisciplinaridade na Educação.

Prof. Dr. Wesley Luis Carvalhaes (UEG – Câmpus Inhumas)

Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, leciona língua portuguesa e linguística no ensino superior e língua portuguesa na educação básica e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo. 

 

Conferencista de abertura

Profª. Drª. Márcia Rodrigues de Souza Mendonça (Unicamp)

Docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp (área de língua materna), com mestrado e doutorado em Linguística. Centra suas pesquisas em (Multi)letramentos, letramentos do mundo do trabalho, ensino-aprendizagem de língua materna, materiais didáticos, organização curricular, análise linguística e formação de professores. Realiza assessorias a instituições de ensino, Ongs e órgãos públicos no tocante a políticas públicas de educação, organização curricular, formação de professores e análise e elaboração de materiais didáticos. Coordena, com Anna Bentes e Marcos Lopes, o Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2014 e lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de língua portuguesa, certificado pelo CNPQ.

Comissão de Comunicação e Divulgação

Profª. Ms. Giuliana Castro Brossi

Prof. Ms. Johnwill Costa Faria

Profª. Dra. Luana Alves Luterman

Prof. Ms. Osvaldo José Sobral

 

Comissão da Organização dos Anais do Evento (resumos e relatos de experiência/artigos)

Prof. Ms. Alcides Hermes Thereza Júnior

Profª. Ms. Giuliana Castro Brossi

Prof. Ms. Johnwill Costa Faria

 

Comissão de Logística e Planejamento

Prof. Ms. Alcides Hermes Thereza Junior  

Profª. Ms. Hilda Rodrigues da Costa  

Profª. Ms. Maria Margarete Pozzobon

 

Comissão de Certificados

Profª. Drª. Fernanda Fernandes P. de Almeida Lima

Profª. Esp. Katielly Vila Verde Araújo Soares

Comissão Científica

Comitê Científico/avaliador dos trabalhos

Prof. Dr. Agostinho Potenciano de Souza (UFG)

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Católica Dom Bosco (1969), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É professor titular na Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1993). Leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. É coordenador do grupo de estudos Discurso e Ensino (DISCENS). É coordenador da pesquisa interinstitucional Leitura e escrita: urgências de ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita, formação de professores e formação de leitores.

Profª. Drª. Alessandra Carlos Costa Grangeiro (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

É professora na Universidade Estadual de Goiás, Brasil. É mestre e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1999/2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa. Tem feito investigação acerca do ensino de literatura numa perspectiva transdisciplinar, principalmente nos seguintes temas: tempo, espaço, memória e história. A ênfase da atuação é a interação entre a cultura erudita e a popular com a interlocução da comunidade, da qual os alunos fazem parte, promovendo a inter-relação entre a cultura, a história e a obra literária. 

Prof. Drª. Anna Suely Arruda Câmara Cabral (UnB)

É professora na Universidade de Brasília (UnB). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UnB, entre 2004 – 2005. Cursou Mestrado – Le folheto "comme objet de culture, Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), SORBONNE, França, 1978 – 1979. Possui Doutorado em Contact Induced Language Change in the Western Amazon: The Non-Genetic Origin of the Kokama Language, University of Pittsburgh, U.P., Estados Unidos, 1989 – 1995.

Profª. Drª. Carla Conti de Freitas (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

Graduada em Letras Português Inglês (1995), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialista em Psicopedagogia, Avaliação Institucional e Docência Universitária. Doutora em Politicas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, UFRJ/UEG, (2013) e Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua como Docente e Diretora do Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade. Tem experiência na área de Letras e com temas como abordagem transdisciplinar, formação de professores e multiletramentos.

Prof. Drª. Eliane Marquez da Fonseca Fernandes (UFG)

A Profª Eliane Marquez tem Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011) e Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e atualmente trabalha como associado 1 na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Atua no PPG em Letras e Linguística da FL da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Texto e Análise do Discurso. Atua nos seguintes temas: leitura e escrita, gêneros do discurso, análise do discurso e ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa. É líder da Rede Goiana de Pesquisa: texto, discurso e ensino na FAPEG-GO e também do Grupo de Pesquisa CNPq CRIARCONTEXTO: estudos do texto e do discurso.

Profª. Drª. Fernanda Fernandes P. de Almeida Lima (UEG – Câmpus Inhumas)

Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996), Especialista em Linguística pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2000), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2005), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011) e Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013). É docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás e atua na área da Linguística, com ênfase em: Teoria e Análise Linguística, Estudos do Discurso, do Texto e das Identidades de Gênero.

 

Prof. Drª. Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque (UFMT)

É professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2010), e doutorado em Letras e Linguística também pela Universidade Federal de Goiás (2014). Foi Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras (ICHS/CUA/UFMT) e, atualmente, é diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do CUA/UFMT, e é coordenadora do "Grupo de Estudos em Linguística Funcional do Araguaia". Como pesquisadora, também participa do Projeto "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo", do "Grupo de Estudos Funcionalistas: análise, descrição e ensino" da Universidade Federal de Goiás (UFG), e compõe a diretoria do "Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste" (Gelco). Atua, principalmente, nas seguintes especificidades: Descrição e Análise de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Linguística Funcional (análise nos domínios cognitivo e linguístico-discursivo [níveis sintático, semântico e pragmático-discursivo]); Concepções de língua e de linguagem; Aquisição e Ensino de Língua, considerando os aspectos biofisiológicos, psico-congnitivos e sociais da linguagem e aliando Neurociência e Educação; Dificuldades e Necessidades de Aprendizagem; Produção e Correção de Redação; Redação Jornalística (produção de notícias e manchetes).

Profª. Drª. Luana Alves Luterman (UEG – Câmpus Inhumas e UEG – POSLLI)

Possui graduação em Letras- Português/ Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2004). É especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (UCG) (2005). É mestre em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2009). É doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2014). É pós-doutora em Linguística (Análise do Discurso) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (UFG) (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Lingüística, Cinema, Tridimensionalidade, Práticas de Ensino de Língua Portuguesa e Educação.Tem experiência no Ensino Superior como professora de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas (UEG), Língua Portuguesa e Alfabetização e Linguística (Faculdade Araguaia), Língua Portuguesa e Linguística (PUC-GO), professora de Redação e Língua Portuguesa (Fanap) e Língua Portuguesa (Centro de Línguas da UCG). É professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI – UEG), com sede na Cidade de Goiás.

Profª. Drª. Márcia Rodrigues de Souza Mendonça (Unicamp)

Docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp (área de língua materna), com mestrado e doutorado em Linguística. Centra suas pesquisas em (Multi)letramentos, letramentos do mundo do trabalho, ensino-aprendizagem de língua materna, materiais didáticos, organização curricular, análise linguística e formação de professores. Realiza assessorias a instituições de ensino, Ongs e órgãos públicos no tocante a políticas públicas de educação, organização curricular, formação de professores e análise e elaboração de materiais didáticos. Coordena, com Anna Bentes e Marcos Lopes, o Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2014 e lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de língua portuguesa, certificado pelo CNPQ.

Prof. Dr. Wesley Luis Carvalhaes (UEG – Câmpus Inhumas)

Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, leciona língua portuguesa e linguística no ensino superior e língua portuguesa na educação básica e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo.