ANÁLISE DO USO E DA COBERTURA DO SOLO COMO SUBSÍDIO PARA A COMPREENSÃO DAS INUNDAÇÕES URBANAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO)

Autores

  • Éder Ribeiro Santos
  • Kesia Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH)

Palavras-chave:

Uso e cobertura do solo. Inundações. Bacia hidrográfica

Resumo

O presente trabalho versa sobre o estudo realizado na bacia hidrográfica do córrego dos Cesários em Anápolis (GO) no que tange o uso e a cobertura do solo com o objetivo de se compreender as causas das inundações urbanas. Para isso, foram definidos níveis de uso e cobertura do solo (área urbana consolidada, área urbana em consolidação, área militar, solo exposto, chácaras urbanas e vegetação remanescente) que apresentaram desde a supressão da cobertura vegetal a um elevado grau de impermeabilização do solo na maior parte da bacia, fatores estes responsáveis pela potencialização das inundações urbanas.

Biografia do Autor

  • Éder Ribeiro Santos
    Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É pesquisador na área da Geomorfologia Urbana, Cartografia e no ensino da Geografia.
  • Kesia Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH)
    Professora,Mestre, Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH), orientadora responsável pelo projeto de iniciação científica “Zoneamento de áreas de risco às inundações em bacias hidrográficas urbanas aplicado a bacia do córrego Cesários em Anápolis (GO)” do qual este se integra.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

Artigos