Não somos invisíveis:

uma proposta de intervenção pedagógica e de revisão curricular sobre a história e cultura indígena na E. M. Santo Antônio

Autores

  • Ronan dos Santos Queiroz Escola Municipal Santo Antônio

Palavras-chave:

Protagonismo, sociodiversidade, visibilidade, identidade, decolonialismo

Resumo

 O presente texto é uma reflexão sobre a quase invisibilidade em que é tratada a História dos povos indígenas nos currículos escolares e nos livros didáticos, bem como na legislação oficial adotada desde os primórdios da colonização, a partir das discussões e leituras realizadas no Curso de História e Cultura Indígena, organizado pela UEG-Quirinópolis e GT HCI ANPUH-GO. O objetivo é, a partir das discussões e reflexões realizadas, fazer uma análise do livro didático adotado na E. M. Santo Antônio e propor ações pedagógicas e curriculares que possam incluir essa temática no processo de ensino aprendizagem dos estudantes dessa unidade de ensino.

Biografia do Autor

  • Ronan dos Santos Queiroz, Escola Municipal Santo Antônio

    Professor da E. M Santo Antônio da disciplina de História

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

QUEIROZ, Ronan dos Santos. Não somos invisíveis:: uma proposta de intervenção pedagógica e de revisão curricular sobre a história e cultura indígena na E. M. Santo Antônio. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 1, p. 78–84, 2022. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/15092. Acesso em: 4 nov. 2025.