História e cultura indígena
o papel da Educação na promoção da diversidade sociocultural
Palavras-chave:
Educação; Povos Indígenas; História e Cultura Indígena.Resumo
O presente relato de experiência está ancorado no processo de fortalecimento e promoção da legislação sobre a inserção da história e da cultura indígena no âmbito da educação, bem como no aprofundamento sobre a história dos indígenas de Goiás. Desse modo, torna-se extremamente necessária a introdução desses estudos no processo de formação dos futuros docentes. Especificamente, ocorreram dois momentos distintos, ambos na Universidade Estadual de Goiás – UEG/Unidade Universitária de Porangatu: o primeiro, com os acadêmicos do curso de Licenciatura em História, na disciplina de História de Goiás, quando foram examinados os povos indígenas e sua relação com a ocupação do território goiano; o segundo, na Jornada Acadêmica da UEG/UnU Porangatu, através de um minicurso inter-relacionando história e cultura indígena e o papel da educação, com acadêmicos de diferentes cursos. Como base bibliográfica, foram utilizados autores como Chaim (1992), Pedroso (1994), Kayapó (2019), Palacin (1992), Brasil (2008) e outros, além de material audiovisual, como os filmes-documentário Avá-Canoeiro: a teia do povo invisível, de Mara Moreira (2006) e Taego Ãwa (Borela; Borela, 2017). Através dessas experiências, pode-se concluir que, se não houver um trabalho de efetiva promoção da diversidade sociocultural no âmbito educacional, continuaremos, infelizmente, a assistir à contínua ação de descaracterização, de assimilação e de extermínio dos povos indígenas em nosso país. E que a educação superior tem papel fundamental em todo esse processo, pois não basta apenas a Lei, é preciso que haja a promoção de ações que fomentem a aplicabilidade da mesma e, acima de tudo, que as escolas e os agentes educacionais estejam preparados para atuarem de forma mais efetiva.