Narrativas indígenas em primeiro plano

caminhos e experiências possíveis sobre a prática de ensino da Nova História Indígena na educação básica

Autores

  • Tâmara Neiva Costa Manrique Universidade Federal de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Povos Indígenas do Brasil; Ensino de Nova História Indígena; Interculturalidade Crítica; Decolonialismo.

Resumo

O presente relato apresenta as experiências alcançadas através da abordagem da temática indígena nas aulas de História a partir do estudo de caso em turma da 1ª série do ensino médio. As atividades desenvolvidas aconteceram na rede privada da cidade de Senador Canedo, e este trabalho é o resultado propositivo final da 3ª edição do Curso de História e Culturas Indígenas ofertado pelo Curso de História – Campus Sudoeste: sede Quirinópolis – da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem por objetivo a formação de professores quanto aos conhecimentos relacionados a história e culturas dos povos originários, em especial, do Brasil Central.

Biografia do Autor

  • Tâmara Neiva Costa Manrique, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (2013) e Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana pela mesma instituição (2016). Mestranda do programa ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como docente de História para Ensino Médio e Ensino Fundamental II da rede privada em Senador Canedo /GO. E-mail: tamara_neiva_manrique@discente.ufg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6695599599574640 .

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

MANRIQUE, Tâmara Neiva Costa. Narrativas indígenas em primeiro plano: caminhos e experiências possíveis sobre a prática de ensino da Nova História Indígena na educação básica. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 2, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/15490. Acesso em: 4 nov. 2025.