Narrativas indígenas em primeiro plano
caminhos e experiências possíveis sobre a prática de ensino da Nova História Indígena na educação básica
Palavras-chave:
Povos Indígenas do Brasil; Ensino de Nova História Indígena; Interculturalidade Crítica; Decolonialismo.Resumo
O presente relato apresenta as experiências alcançadas através da abordagem da temática indígena nas aulas de História a partir do estudo de caso em turma da 1ª série do ensino médio. As atividades desenvolvidas aconteceram na rede privada da cidade de Senador Canedo, e este trabalho é o resultado propositivo final da 3ª edição do Curso de História e Culturas Indígenas ofertado pelo Curso de História – Campus Sudoeste: sede Quirinópolis – da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem por objetivo a formação de professores quanto aos conhecimentos relacionados a história e culturas dos povos originários, em especial, do Brasil Central.
Downloads
Publicado
																			2023-06-28
																	
				Edição
Seção
								Relato de Experiência
							
						Como Citar
MANRIQUE, Tâmara Neiva Costa. Narrativas indígenas em primeiro plano: caminhos e experiências possíveis sobre a prática de ensino da Nova História Indígena na educação básica. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 2, p. 1–15, 2023. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/15490. Acesso em: 4 nov. 2025.