Literatura indígena na Educação Infantil:
experiência a partir de uma perspectiva decolonial
Palavras-chave:
Literatura indígena; educação infantil; decolonialismo.Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever a prática pedagógica planejada a partir das reflexões proporcionadas pelo curso de extensão "História e Cultura Indígena", 4ª Edição. Em um contexto de busca pela efetiva implementação da Lei nº 11.645, de março de 2008, que visa romper com os estereótipos sobre os povos indígenas presentes na educação básica, e enquanto docente da educação infantil de uma escola municipal de Uberlândia/MG, venho refletindo sobre minha prática pedagógica e repensando a necessidade de ensinar sobre a história e cultura dos povos indígenas de uma maneira decolonial. Nesse sentido, optei pela literatura e pela arte como meios para transmitir os conhecimentos de forma lúdica aos meus alunos. A atividade planejada sofreu atraso devido a uma greve nas escolas municipais de Uberlândia, sendo aplicada após o prazo estipulado no curso.