Educando para a diversidade:
a contação de história como possibilidade para o ensino dos povos indígenas
Palavras-chave:
contação. história. indígena. diversidadeResumo
A contação de história desempenha um papel fundamental na educação, trazendo benefícios importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e linguístico das crianças. Diante desse contexto, a contação de história sobre os povos indígenas possibilita a valorização da diversidade cultural presente em nosso país. Com frequência, os povos indígenas são retratados de maneira estereotipada na mídia e no ambiente escolar. Ao contar histórias que refletem a riqueza e a complexidade das culturas indígenas, é possível desconstruir estereótipos prejudiciais e promover uma compreensão mais autêntica e respeitosa desses povos, apresentando questões relevantes como a luta pela terra, a resistência cultural e a busca por justiça e igualdade. Ao refletir sobre narrativas com essas temáticas, as crianças podem desenvolver uma consciência crítica em relação às questões sociais e históricas que afetam os povos indígenas. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca apresentar a experiência realizada com estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola de Aparecida de Goiânia, em Goiás, a partir da contação de histórias sobre os povos indígenas, não apenas enriquecendo o currículo escolar com uma perspectiva culturalmente diversificada, mas também promovendo valores de respeito, diversidade, preservação cultural e consciência social entre as crianças.