Conhecendo e valorizando os povos indígenas do Brasil:

uma abordagem para professores do Ensino Médio (uma proposta de minicurso)

Autores

  • Thais Nogueira Brayner UnB, Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Palavras-chave:

Temática indígena; ensino de sociologia; ensino médio; formação de professores.

Resumo

O presente trabalho é resultado do curso História e Cultura indígena cujo produto final é a elaboração de uma atividade a ser aplicada no contexto escolar. Proponho aqui um mini curso voltado para formação continuada dos docentes de Sociologia do Ensino Médio do Distrito Federal com o intuito de sensibilizar, promover reflexões e produção de materiais didáticos e instrumentalizar os profissionais a incluírem a temática indígena em suas práticas docentes no sentido de uma educação para diversidade, pluralidade e antirracista.

Biografia do Autor

  • Thais Nogueira Brayner, UnB, Secretaria de Educação do Distrito Federal.

    Licenciada em Ciências Sociais pela UFPE, mestre e doutoranda em Antropologia Social/ UnB, especialista em Sociologia Política/ IUPERJ/UCAM e atua como professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal. E-mail: thais.sociologia@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/2453119940326872.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

BRAYNER, Thais Nogueira. Conhecendo e valorizando os povos indígenas do Brasil:: uma abordagem para professores do Ensino Médio (uma proposta de minicurso). Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16295. Acesso em: 4 nov. 2025.