Protagonismo indígena no Brasil contemporâneo:
agendas políticas e produções intelectuais, artísticas e midiáticas
Palavras-chave:
protagonismo indígena; história e cultura indígena; formação docente.Resumo
Em vista da (in)visibilidade das populações indígenas na escrita e ensino da história em uma perspectiva ocidental, proponho a reflexão, junto às licenciandas e licenciandos em História do IFG/Campus Goiânia, sobre os agenciamentos indígenas em relação às suas demandas, reivindicações e movimentações políticas, bem como a estruturação de narrativas outras por meio das expressões artísticas, midiáticas e intelectuais produzidas por indígenas. Por meio do uso de procedimentos didáticos do amplo espectro das metodologias ativas, as/os acadêmicas/os realizaram o levantamento das produções indígenas e de suas agendas de modo a vislumbrar suas posições enquanto produtores e agentes de sua própria história. Assim, o presente relato de experiência evoca tais atividades e reflexões junto à turma do sétimo período de História do semestre 01/2024, evidenciando os limites e as possibilidades da disciplina de História e Cultura Indígena no âmbito da formação docente em uma dimensão intercultural crítica.