Protagonismo indígena no Brasil contemporâneo:

agendas políticas e produções intelectuais, artísticas e midiáticas

Autores

  • Flávia Pereira Machado IFG/Campus Goiânia

Palavras-chave:

protagonismo indígena; história e cultura indígena; formação docente.

Resumo

Em vista da (in)visibilidade das populações indígenas na escrita e ensino da história em uma perspectiva ocidental, proponho a reflexão, junto às licenciandas e licenciandos em História do IFG/Campus Goiânia, sobre os agenciamentos indígenas em relação às suas demandas, reivindicações e movimentações políticas, bem como a estruturação de narrativas outras por meio das expressões artísticas, midiáticas e intelectuais produzidas por indígenas. Por meio do uso de procedimentos didáticos do amplo espectro das metodologias ativas, as/os acadêmicas/os realizaram o levantamento das produções indígenas e de suas agendas de modo a vislumbrar suas posições enquanto produtores e agentes de sua própria história. Assim, o presente relato de experiência evoca tais atividades e reflexões junto à turma do sétimo período de História do semestre 01/2024, evidenciando os limites e as possibilidades da disciplina de História e Cultura Indígena no âmbito da formação docente em uma dimensão intercultural crítica.

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Publicado

2024-11-19

Como Citar

MACHADO, Flávia Pereira. Protagonismo indígena no Brasil contemporâneo:: agendas políticas e produções intelectuais, artísticas e midiáticas. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 3, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16302. Acesso em: 4 nov. 2025.