Entre a arte e a memória: 

a educação kapinawá como ato de afirmação cultural

Autores

  • Kássia Maria Queiróz da Silva Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml
  • Joelma Carla da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco image/svg+xml

Palavras-chave:

Povo Indígena Kapinawá, Educação Intercultural, Cultura material

Resumo

O presente trabalho aborda a educação intercultural indígena no contexto do povo Kapinawá, em Pernambuco, destacando sua importância como forma de resistência cultural e afirmação da identidade indígena. Historicamente, os povos indígenas, como os Kapinawá, enfrentaram imposições educacionais coloniais que desconsideravam suas línguas, culturas e formas de organização social. Com a Constituição de 1988 e a Lei nº 11.645/2008, conquistaram direitos educacionais que garantem o ensino em suas línguas maternas e o reconhecimento de suas culturas. O modelo educacional Kapinawá é descrito como um exemplo de Educação Escolar Indígena (EEI), estruturado de forma a respeitar as necessidades e realidades culturais da comunidade, com destaque para o Projeto Político Pedagógico (PPP), que reflete a autonomia e identidade indígena. O currículo, baseado nos saberes ancestrais, integra arte, rituais e práticas culturais como formas de resistência à perda de identidade e preservação da memória cultural. A arte, especialmente, desempenha um papel central no ensino, permitindo aos jovens aprenderem sobre suas raízes e simbologias, enquanto mantêm vivas as tradições e saberes dos seus ancestrais.

Biografia do Autor

  • Kássia Maria Queiróz da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Arqueologia pela UFPE, Recife – PE.

  • Joelma Carla da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Licenciatura em Letras pela UFRPE, Surubim – PE

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Publicado

2025-10-12

Como Citar

SILVA, Kássia Maria Queiróz da; SILVA, Joelma Carla da Silva. Entre a arte e a memória: : a educação kapinawá como ato de afirmação cultural. Anais da Semana dos Povos Indígenas (SPI), [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/spi/article/view/16952. Acesso em: 4 nov. 2025.