Entre a arte e a memória:
a educação kapinawá como ato de afirmação cultural
Palavras-chave:
Povo Indígena Kapinawá, Educação Intercultural, Cultura materialResumo
O presente trabalho aborda a educação intercultural indígena no contexto do povo Kapinawá, em Pernambuco, destacando sua importância como forma de resistência cultural e afirmação da identidade indígena. Historicamente, os povos indígenas, como os Kapinawá, enfrentaram imposições educacionais coloniais que desconsideravam suas línguas, culturas e formas de organização social. Com a Constituição de 1988 e a Lei nº 11.645/2008, conquistaram direitos educacionais que garantem o ensino em suas línguas maternas e o reconhecimento de suas culturas. O modelo educacional Kapinawá é descrito como um exemplo de Educação Escolar Indígena (EEI), estruturado de forma a respeitar as necessidades e realidades culturais da comunidade, com destaque para o Projeto Político Pedagógico (PPP), que reflete a autonomia e identidade indígena. O currículo, baseado nos saberes ancestrais, integra arte, rituais e práticas culturais como formas de resistência à perda de identidade e preservação da memória cultural. A arte, especialmente, desempenha um papel central no ensino, permitindo aos jovens aprenderem sobre suas raízes e simbologias, enquanto mantêm vivas as tradições e saberes dos seus ancestrais.
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